Sem Categoria

Propósito e um Novo Rumo para o blog

Escrito por Maria Clara Dias

Olá pessoal, tudo bem?

Fiquei quase dois anos sem aparecer por aqui e muita coisa mudou na minha cabeça desde então. Acho que essa transformação foi um dos principais motivadores desse sumiço: eu não sabia exatamente qual meu propósito.

Poxa, e por que ter um propósito bem definido e comunicar ele ao mundo é tão importante? Parece bobagem, mas é por causa do propósito que levantamos da cama todas as manhãs e vamos trabalhar, ou vamos ficar com nossas famílias ou mesmo fazer alguma atividade específica que pareça sem pé nem cabeça e que não é prioridade no momento: PROPÓSITO.

Segundo o dicionário, propósito pode ser definido como: 1. Intenção (de fazer algo); projeto; desígnio; 2. Aquilo que se busca alcançar, objetivo, finalidade, intuito.

Um grande professor que tive há pouco me ensinou que clientes não compram o que você faz mas sim POR QUE você faz. E juntando essas duas coisas, propósito, para mim, pode ser definido como o motivo de você fazer o que faz.

E o que isso tem a ver com meu sumiço? Eu achava que tudo podia se resolver na venda. Vender mais, ou seja, vender em volume e vender melhor – entender o cliente e vender o que ele precisa. Aí eu comecei a trabalhar com o Sucesso de Cliente, além de continuar gerindo um time de vendas. E então eu vi que eles muitas vezes esses dois departamentos entram em conflito e que o que não pode acontecer é o cliente sofrer. Os vendedores, vendendo bem e vendendo alinhados tem um papel muito importante no sucesso do cliente. E o sucesso do cliente, por sua vez, precisa fazer com que o cliente tenha resultado, com você e com a melhor experiência.

E tudo isso resulta em um conceito, ou área, ou objetivo, depende de como você quer chamar: EXPERIÊNCIA DO CLIENTE. As três coisas devem andar juntas. Não existe vendas sem experiência, não existe sucesso sem experiência e não existe experiência sem uma venda alinhada e sem um sucesso que entregue aquilo que o cliente precisa.

Por isso eu mudei e encontrei meu propósito: falar de experiência do cliente. Estudar mais sobre a excelência em experiência do cliente. Ensinar aquilo que estou aprendendo. Fato é: para falar de experiência preciso aumentar aquilo que já falamos por aqui para que o assunto esteja completo. Precisamos falar de vendas – claro, mas também de sucesso do cliente, liderança, cultura e treinamento.

Nos próximos posts vou explorar um curso super legal que fiz na Disney, focado em Experiência do Cliente e em Liderança e vocês podem se preparar para encontrar por aqui diversos assuntos, que no final querem contribuir para que o cliente esteja mais feliz e tenha mais resultado.

Conto com vocês para dizer o que gostariam de ver por aqui também, combinado?

Vamos falar de propósito mais a fundo em breve, mas e você? Qual o seu propósito?

Sobre o autor

Maria Clara Dias

Gerente de vendas, apaixonada por vendas consultivas e chocolate. Acredita que ambos fazem o mundo melhor, uma vez que entregam o que a pessoa de fato necessita para viver bem!

Deixar comentário.

Share This